Chocolate: além de ser gostoso, faz bem para a saúde do cérebro!

O assunto hoje é de dar água na boca: vamos falar sobre chocolate. E eu quero te contar o que acontece no seu cérebro quando você ingere esse alimento delicioso.

Neste conteúdo, quero te convidar a saber um pouco mais sobre como o seu cérebro reage quando você ingere um chocolate, e quais os benefícios que essa delícia pode te proporcionar – se consumido com moderação, claro!

Eu tenho certeza que, em algum momento do seu dia, da sua semana ou mês, você pensa em comer um chocolate para dar uma pausa e aliviar o stress, a ansiedade ou, simplesmente, para curtir a sensação deliciosa que ingerir um pedaço de chocolate te proporciona, não é?

Chocolate: além de ser gostoso, faz bem para a saúde do cérebro! - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
O chocolate, além de saboroso, quando consumido na medida certa é um importante aliado para a saúde.

Essa sensação prazerosa está ligada a um aminoácido conhecido como triptofano, responsável por estimular a produção de serotonina, que é popularmente conhecida como o hormônio da felicidade.

E o consumo de chocolate ainda pode ser um grande aliado da dopamina no seu organismo, afinal, quem não fica feliz depois de se deliciar com o chocolatinho?

Mas, além disso, o chocolate ainda possui outros compostos que podem ajudar na sua saúde física e mental, agindo em diferentes processos que acontecem dentro do seu corpo.

Pesquisadores da University of L’Aquila, instituição italiana, apontaram que o chocolate amargo é capaz de ajudar a potencializar algumas habilidades cognitivas como atençãovelocidade de pensamentomemória de trabalhofluência verbal.

Segundo as pesquisadoras Valentina Socci e Michele Ferrara, autoras que revisaram a publicação no Science Daily “a ingestão regular de cacau e chocolate pode realmente fornecer efeitos benéficos sobre o funcionamento cognitivo ao longo do tempo”.

Mas o que tem no chocolate que permite a melhora dessas habilidades cognitivas?

Flavonoides! De acordo com o estudo, esses benefícios são devidos aos flavonoides – uma classe de compostos químicos encontrados nos vegetais – presentes no cacau. Os autores observam que:

“(…) Os flavonóis do cacau têm efeitos benéficos para a saúde cardiovascular e podem aumentar o volume sanguíneo cerebral do hipocampo. Essa estrutura é particularmente afetada pelo envelhecimento e, portanto, a fonte potencial de declínio da memória relacionada à idade em humanos”

Para que os benefícios possam ser sentidos, é importante ressaltar que a indicação é consumir moderadamente – não vale comer uma barra de chocolate por dia, viu? Isso pode não ser nem um pouco benéfico para o seu desenvolvimento.

Então… que tal aproveitar para comer um delicioso chocolate na sua próxima pausa para o café? 😀

Publicado em: 04/04/2021 Fonte Método Supera Por Marcela Teodoro